• Brasil Aços

Você sabe a diferença entre tubos de aço carbono com e sem costura?




Saber diferenciar os tubos de aço carbono com e sem costura pode garantir o uso adequado dos produtos.


Diferença entre tubos de aço carbono com e sem costura

Tubo de Aço Carbono sem costura


Conheça suas características


Os tubos de aço carbono com e sem costura têm suas particularidades. Os tubos sem costura oferecem melhor resistência à corrosão, pois não possuem juntas e nem soldas orbitais ou longitudinais.


O tubo sem costura primeiro vem na forma de aço fundido e, em seguida, é refinado e moldado em tarugos. O tarugo é extrudado em um tubo sem costura, que é então reduzido a um tamanho menor usando um laminador de passo peregrino, este último usando um mandril para suportar o diâmetro interno.


Depois que o tubo reduzido é limpo e recozido, ele passa por um processo de trefilação a frio. Este processo usa uma matriz para reduzir o diâmetro externo e uma guia para manter o diâmetro interno. Após a limpeza e recozimento, o processo de trefilação a frio é repetido várias vezes até que o tubo atinja as dimensões desejadas, ainda sem costuras.



Ou seja, o tubo sem costura, que é um tipo de aço circular com uma seção oca e sem junta ao redor, é transformado em lingote de aço ou vazio de tubo sólido por perfuração e, em seguida, laminação a quente, laminação a frio ou trefilagem a frio.

.


Também sabe-se que, para os tipos expostos a altas pressões internas, as irregularidades podem ser um grande problema. As fendas podem causar rachaduras, que podem se espalhar e causar a ruptura do tubo soldado. Por isso, o tubo de aço sem costura é utilizado com frequência por engenheiros quando necessitam de tubos de alta resistência, pois aguentam maior pressão e por serem mais resistentes ao calor.


Tubo de Aço Carbono com costura e suas funcionalidades


O tubo de aço carbono com costura é o mais popular. Ele pode ser encontrado na construção civil, indústria agrícola, instalações hidráulicas e até na decoração e fabricação de imóveis.


Produzir um tubo soldado é mais simples e, portanto, mais barato do que um tubo sem costura. No entanto, a área de solda é irregular em tamanho em relação à tira, e causa áreas de concentração de tensão. Por isso, é de suma importância que você encomende seus tubos de aço carbono com costura em uma empresa confiável, onde você terá tubos de qualidade e certificados.


Quanto aos tubos de aço carbono com costura, também sabe-se que, para os tipos expostos a altas pressões internas, as irregularidades podem ser um grande problema. As fendas podem causar rachaduras, que podem se espalhar e causar a ruptura do tubo soldado. Logo, são recomendados para aplicações que não requerem alta resistência e pressões.


Por isso, o tubo de aço sem costura é utilizado com frequência por engenheiros quando necessitam de tubos de alta resistência, pois aguentam maior pressão e por serem mais resistentes ao calor.


Além disso, essas fendas, que existem em ambos os lados da costura de solda, promovem o desgaste. A contaminação metalúrgica durante o tratamento térmico também pode levar à corrosão, uma vez que resíduos do processo de fabricação podem ficar presos nessas fendas.


Por que escolher os tubos da Brasil Aços?


Os tubos de aço carbono com e sem costura da Brasil Aços garantem a qualidade que você precisa para seus projetos.


Todos os procedimentos feitos na Brasil Aços são focados na qualidade e responsabilidade dos seus produtos. Trabalhamos com os melhores e maiores fornecedores de tubos de aço carbono, para oferecer as melhores soluções para sua empresa.


Por isso, a Brasil Aços pode agregar em seus projetos, garantindo muita excelência!


Agora que você entendeu a diferença entre tubos de aço carbono com e sem costura, que tal conferir a qualidade de quem sabe o que faz? Na Brasil Aços, o seu projeto ganha a estrutura de sucesso que você precisa! Clique aqui e conheça nossos produtos!

Posts recentes

Ver tudo