• grupowdm

Tubos NBR 5580: por que utilizar?




Tubos NBR 5580 são ideais para conduzir fluidos não corrosivos. Leia o artigo e saiba quais são as principais características e aplicações nos tópicos a seguir!


• Como são os tubos NBR 5580

• Outras características das tubulações

• Porque utilizar esses tubos de aço carbono



Como são os tubos NBR 5580

Quando os tubos são feitos de aço carbono e indicados para a condução de fluídos não corrosivos, como em hidráulica, ar comprimido e em redes de incêndio, eles recebem a designação de NBR 5580, referindo-se ainda à norma que seguem.

Esse tipo de material pode ser galvanizado a fogo, para evitar que seja submetido ao processo de corrosão, embora possa ser também preto ou pintado. No caso da galvanização, no tubo ocorre a adequada adesão do zinco a sua superfície, de modo que impeça o seu contato com o material que é transportado.

Da mesma forma, a sua vida útil se torna maior, sendo recomendada ainda quando o tubo for usado em conexões, sendo que costuma aguentar até 150 LBS de pressão. Além disso, a zincagem, outro nome dado para a galvanização, ocorre em toda a tubulação, tanto por dentro quanto por fora da sua estrutura.

A partir disso, o NBR 5580 pode conduzir com a mais alta segurança os diversos fluídos como vapor, água, óleos e gás. Se for preto, o tubo não conta com proteção de zinco, por isso, é mais indicado para revestir os poços artesianos, bem como para transportar óleo, serralheria e demais substâncias.

Já quando os tubos de aço carbono são pintados, cada cor apresenta uma especificação para a sua adequada utilização. Assim, os vermelhos são usados em redes de incêndio; azuis servem para as redes de ar comprimido; amarelo para as redes de condução de gás; e verde para as redes de condução de água potável.

Para preparar a superfície do material, é feito o jateamento abrasivo e, depois da aplicação do revestimento, são executadas as inspeções apropriadas. Entre elas, é possível destacar a verificação da aderência, da espessura, do revestimento e do acabamento visual.



Outras características das tubulações

Esse tipo de tubulação pode apresentar ainda as pontas lisas ou roscadas, que também é chamado de BSP, ou ainda no estilo grooved. Quando são do tipo grooved, as suas extremidades recebem ranhuradas por laminação, o que é adequado para uso em linhas de condução com conexões frias rígidas ou flexíveis.

Com essas características, é possível garantir a versatilidade, facilidade e rapidez na instalação e na posterior manutenção dos tubos de aço carbono. Já se ele possuir costura, a mesma é soldada por alta frequência, a chamada soldagem HFIW – High Frequency Induction Welding, com rebarba interna removida.

Caso seja sem costura, essas tubulações são submetidas ao procedimento de laminação a quente. Além disso, para ser enquadrado como um tubo NBR 5580, ele é testado hidrostaticamente, o que significa que garante a inexistência de perigo em relação à ocorrência de vazamentos ao conduzir fluídos.

Aliás, os materiais que são usados na fabricação desses tubos passam por um controle de qualidade muito rigoroso. Dessa forma, tem-se a certeza de que ele atende o que a norma informa.

As normas também ajudam no processo de classificação, avaliação e especificação das propriedades dos materiais, sejam elas químicas sejam mecânicas, dimensionais e metalúrgicas.



Porque utilizar esses tubos de aço carbono


Os tubos NBR 5580 podem ser utilizados para conduzir uma série de partículas. Elas podem ser sólidas, bem como pastosas, líquidas, gasosas e até mesmo granuladas. Desse modo, o seu uso é aplicado em diversos ambientes, tanto industriais quanto prediais.

Além da sua versatilidade na hora de serem utilizadas, essas tubulações, por seguirem normas específicas, oferecem a certeza de qualidade. Ou seja, é possível aplicar naquilo que é recomendado sem que haja risco para os trabalhadores envolvidos ou para a instalação em si.


Nesse sentido, outro ponto importante é o de sempre buscar fornecedores de qualidade, inclusive, daqueles que oferecem esses tubos com as dimensões necessárias para atender os projeto da edificação ou da indústria.


É importante ainda estar atento e não confundir esse tubo com o NBR 5590. Embora se assemelham em muitos aspectos, eles possuem uma diferença significativa em relação a sua resistência à pressão.


E apesar de terem aplicação na usinagem e em equipamentos mecânicos, é mais indicado para conduzir ar comprimido, vapor, gás e água. De todo o modo, ambos os tubos de aço carbono seguem altos padrões de qualidade, a fim de conferir segurança a todas as etapas em que se fazem presentes.


Portanto, sempre busque tubos NBR 5580 de empresas com credibilidade no mercado, experiência na venda desses materiais e atendimento personalizado de modo a atender o que você precisa na medida certa.



36 visualizações0 comentário