• grupowdm

Tubos metalon de A a Z: tudo que você deve saber!



Ele é uma das melhores escolhas quando o assunto é resistência, solidez e versatilidade. Os tubos em metalon são feitos de um aço especial, cuja principal liga da composição é constituída de carbono, e, por isso, resistem tanto a forças e efeitos na vertical, quanto na horizontal. Seu acabamento liso é outra vantagem, que aumenta as possibilidades de uso em estruturas aparentes, como mobílias e estruturas de telhados.


Antes de comprar um tubo em metalon, é fundamental garantir que a qualidade seja certificada. Essa garantia diz respeito aos testes de resistência e qualidade, que atestam a origem do material e, também, o quanto ele está pronto para um uso seguro.


Quando falamos em segurança, existem duas normas técnicas que regem a aplicabilidade do aço. Veja a seguir:

  1. Norma NBR 6591: não há exigências de propriedades mecânicas e de acabamentos, apenas de propriedades químicas para aço carbono com costura, utilizados em peças destinadas à utilização em estruturas e indústrias em geral.

  2. Norma NBR 8261: essa é a norma utilizada para tubos com costura opcional e formação à frio. As peças são utilizadas em estruturas soldadas, parafusadas ou rebitadas, e podem ter diferentes graus de carbono na composição (que varia de acordo com o tratamento químico).

A norma NBR 8261 é bastante similar à norma internacional ASTM A500, o que demonstra os altos níveis de exigências que as empresas devem cumprir para oferecerem produtos de alta qualidade.


Tubos em metalon: quais as vantagens e onde utilizar?

Para ficar ainda mais claro, separamos os benefícios do trabalho realizado com o tubo metalon. Veja:

  1. Durabilidade: resiste a forças verticais e horizontais

  2. Custo-benefício (em relação à ferro ou alumínio)

  3. Praticidade: material leve, de fácil transporte

  4. Conservação: basta realizar limpezas periódicas e utilizar produtos anticorrosivos

  5. Versatilidade: pode ser usado em construções, projetos, obras de arte e artigos de decoração

  6. Estética: por ser compatível com esmalte sintético, é fácil manusear e deixar o metalon mais bonito

  7. Segurança: junto com a resistência, se fabricado de acordo com as normas técnicas, o metalon é a escolha certa para um trabalho seguro.

Veja alguns exemplos de aplicação do tubo em metalon, que demandam as características versáteis e dinâmicas que falamos acima.

  1. Coberturas de obras, estágios e galpões

  2. Tubulações elétricas e hidráulicas

  3. Fabricação e desenvolvimento de equipamentos de ginástica

  4. Corrimãos e escadas

  5. Outdoors

  6. Portões

  7. Palcos

  8. Andaimes

  9. Estruturas diversas

Agora que você já sabe o que é o tubo em metalon, conhece as principais vantagens e aplicações ideais, pode falar com a nossa equipe para saber mais. Aproveite para explorar os outros artigos do blog também!


5 visualizações0 comentário