• grupowdm

Tubos Galvanizados em Usinas Sucroalcooleiras: para o que servem?




Tubos que passam pelo processo de galvanização consistem em peças amplamente utilizadas para diferentes fins no setor industrial, devido as suas inúmeras vantagens. Mas os tubos galvanizados em usinas sucroalcooleiras se destacam, uma vez que são os mais adequados para o segmento.


Para saber mais sobre o assunto, como os benefícios dessas peças e sua importância para a indústria, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir.


• O que são tubos galvanizados

• Qual é a importância de tubos galvanizados

• Como funcionam os tubos galvanizados em usinas sucroalcooleiras



O que são tubos galvanizados


Carbono e ferro são os principais elementos dos tubos galvanizados, o que possibilita uma alta qualidade para os sistemas onde são instalados. Mas o seu principal diferencial está no acabamento que possui, que é a galvanização.


Esse tipo de acabamento é feito com camadas de zinco e tem como objetivo proteger a peça contra a ação de vários agentes, em especial, corrosivos e abrasivos. O revestimento, que pode ser externo ou interno, também evita que a peça enferruje com o passar do tempo.

Desse modo, mesmo que os tubos galvanizados entrem em contato com certos agentes a sua estrutura não sofre dano algum. Além disso, eles podem ter vários tamanhos e formas, como oblongos, quadrados e retangulares, embora o mais usual seja o redondo.


Outra variação é poderem ter ou não costura. Devido as suas características, portanto, é o tubo de aço certo para transportar substâncias químicas agressivas. Assim, os tubos galvanizados em usinas sucroalcooleiras são muito utilizados.


O mesmo acontece com a indústria química e petroquímica. Já para garantir que executem a sua função da maneira prevista, são fabricados em conformidade com rígidos padrões segurança, regulamentados por órgãos fiscalizadores.


A norma que costuma reger o processo, quando feito a quente, é a NBR 5580. Nesse caso, os tubos de aço são ideais para deslocar fluidos e gases em geral. Já se a galvanização for a frio, eles são mais adequados para as estruturas metálicas, a exemplo de andaimes e alambrados.


Outra diferença do processo a frio é que o revestimento ocorre somente no lado externo do tubo, através do choque eletrostático.


Para assegurar a sua qualidade, os tubos passam ainda por diferentes testes, como o sopro de vapor, a fim de certificar-se da adesão do zinco ao material. Outros testes são o de Eddy Current e de pressão hidrostática.



Qual é a importância de tubos galvanizados


Os tubos galvanizados são importantes para as indústrias que atendem porque são peças que oferecem inúmeras vantagens. Entre elas, resistência, durabilidade, bom custo-benefício, fácil limpeza, sustentabilidade e versatilidade.


A sustentabilidade acontece porque a camada de zinco que o aço galvanizado recebe e o torna mais durável permite a economia de recursos naturais, já que a sua vida útil se torna maior. Assim, é desnecessário comprar peças novas que exigiriam o uso de mais minério de ferro e energia.


Essas peças são ainda recicladas com facilidade, evitando mais uma vez o uso de novos recursos naturais. A galvanização também dispõe de maior condutividade para o tubo, o que ajuda no processo de soldagem.


Mais uma característica e uma vantagem dos tubos galvanizados é a baixa rugosidade da sua estrutura, o que evita a formação de incrustações, que poderiam prejudicar a passagem das substâncias, bem como a sua limpeza.


O fato de serem mais duráveis contribui com o seu bom custo-benefício e a sua versatilidade é decorrente da facilidade de adaptação à diferentes etapas do processo industrial. Isso possibilita o seu uso em grandes sistemas operacionais, mesmo que haja diferentes setores de fluidos.


E por todas essas vantagens, então, são peças amplamente usadas na indústria, como é o caso dos tubos galvanizados em usinas sucroalcooleiras.



Como funcionam os tubos galvanizados em usinas sucroalcooleiras


Entre os segmentos industriais que mais se beneficiam dessas peças estão as indústrias de álcool e açúcar. Nesse caso, servem para integrar sistemas de transferência de líquidos e grânulos, uma vez que se destacam por contarem com elevada resistência à corrosão, até na passagem de fluídos agressivos.


A vantagem de serem práticos na hora da higienização também favorece a presença dos tubos galvanizados em usinas sucroalcooleiras. Afinal, com essa característica é possível evitar que ocorra alguma obstrução na passagem da tubulação.


Outra peculiaridade que contribui com a aplicação dessas peças no setor é por serem eficientes ao realizar a troca térmica. Essa propriedade é de fundamental importância para o sistema de cozimento e evaporação.


Por fim, os tubos galvanizados, devido ao revestimento que possuem, conferem ao local onde são instalados uma aparência mais agradável, melhorando a apresentação visual do ambiente empresarial ou industrial.


As usinas sucroalcooleiras estão entre os principais clientes da Brasil Aços, empresa especializada no setor. Para conhecer mais a seu respeito, clique aqui.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo