• grupowdm

Tubos de condução: onde usar?



Tubos de condução são utilizados, como o próprio nome indica, para conduzir diferentes fluidos, desde que não sejam corrosivos. Por isso, a lista de onde usar tubos de aço é longa, uma vez que pode transportar uma série de substâncias.


Entre elas, água, gás, ar comprimido, óleo e vapor, que devem ser encaminhados até um destinatário. Para saber mais a respeito dessas peças, como são produzidos e suas principais vantagens continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.


• O que são os tubos de condução

• Como são produzidos

• Onde usar tubos de aço

• Principais vantagens



O que são os tubos de condução


Antes de saber onde usar tubos de aço de condução, é importante entender o que exatamente eles são. Consistem em estruturas de alta qualidade que podem ser usadas em inúmeros projetos.


Desse modo, tratam-se de peças de essencial importância para diversos segmentos da indústria, uma vez que são responsáveis por conduzir fluidos de um ponto a outro com total segurança e praticidade. Elas podem aparecer em maquinários ou em construções.


Além disso, os tubos condutores podem aparecer com acabamento pintado, preto ou galvanizado. Outra variedade é quanto as suas extremidades, que podem ser biseladas, com ranhuradas ou lisas. Também podem apresentar rosca em diversos diâmetros e espessuras.


Mais uma variedade é a respeito da sua solda. Ela pode ser com ou sem a solda longitudinal ou ser soldada por meio do processo HFIW. Devido a sua versatilidade, suas aplicações são variadas como veremos mais adiante.



Como são produzidos


Os tubos de condução são produzidos a partir de matérias-primas como o aço inoxidável e o aço carbono, sendo que esse último é basicamente formado por carbono e ferro, o que lhe confere muita resistência.


O mesmo pode ser dito da peça fabricada com aço inox, que é constituída de cromo. Ambos os materiais oferecem alta qualidade e, como veremos a seguir, muitas vantagens na hora de saber onde usar tubos de aço.


Além disso, são materiais produzidos com rígidas normas, a fim de garantir o adequado desempenho das suas funções. As principais são a NBR 5580 e a NBR 5590, sendo que a primeira é apropriada para conduzir fluidos não corrosivos, como é o caso de vapores e gás, água, ar comprimido e ar-condicionado.


Essa é a norma que se refere à instalações residenciais e comerciais. Enquanto a NBR 5590 exige que os tubos de condução sejam desenvolvidos com ou sem costura. O mais apropriado é que participem de projetos onde a pressão varie de baixa à média.


Há também os tubos condutores que seguem a norma ASTM A106, que funcionam muito bem para situações onde existe alta pressão. Esses tubos suportam temperaturas superiores a 100° C.


Outra norma é a API 5L X, que se adapta com perfeição à indústria de água e petróleo, pois garante o deslocamento de líquidos, além de servir para estruturas de plataformas off-shore.



Onde usar tubos de aço


Ao falar sobre as normas utilizadas para a produção dessas peças, já é possível ter uma ideia sobre onde usar tubos de aço. Eles são amplamente aplicados em uma grande variedade de projetos para os diferentes setores industriais.


Entre alguns exemplos, destaca-se o uso dos tubos de condução na construção civil para transportar substâncias que são sejam corrosivas. Também são amplamente vistos em caldeirarias, no setor moveleiro, nos sistemas de transporte dutoviários, nas máquinas agrícolas e em estruturas metálicas.


Dessa forma, são peças de grande importância e utilidade para a indústria de gás natural, de petróleo, de manutenção e para a indústria naval. Indústria alimentícia e química são outros exemplos de onde os tubos condutores podem ser usados.



Principais vantagens


Agora que você já sabe onde usar tubos de aço, vale a pena entender que além de versáteis possuem outras vantagens. No caso da peça feita de aço carbono, o seu principal benefício é a resistência, em especial, à corrosão e ao calor, sem contar que pode suportar forças de alto impacto.


Outra vantagem desse tubo de condução é que suas propriedades fazem com que consiga se deformar e tencionar de acordo com o uso que se quer dar a ele. Já o tubo de aço inox, que é outro material bastante resistente, também protege a peça da corrosão com eficiência.


Mais uma caraterística e um benefício é a sua resistência a temperaturas baixas e altas. Enquanto isso, todos os tubos condutores oferecem rapidez, praticidade e versatilidade na instalação e na manutenção. Mesmo com esses atributos são ainda muito leves.


Mas para contar com tubos de aço realmente úteis, que ofereçam a qualidade necessária é preciso obtê-los de empresas de credibilidade no mercado. É o caso da Brasil Aços, especialista no setor e com mais de 17 anos de atuação. Para saber mais, clique aqui.

12 visualizações0 comentário