• grupowdm

Tubos de aço carbono: benefícios e aplicações



O transporte de materiais em indústrias, usinas e construções, demanda estruturas e peças específicas, como os tubos de aço carbono. Entre os diferentes modelos, cada um é produzido sob critérios rígidos de qualidade, que garantam a integridade do processo de transporte e, também, a segurança das pessoas envolvidas.


As válvulas, conexões e tubos de aço carbono possuem diferentes diâmetros, modelos e aplicações, mas o que todas elas têm em comum é a resistência e alta durabilidade. Diferente das peças em plástico ou outros metais, eles garantem o funcionamento durante décadas.


Na hora de escolher, é importante conhecer uma diferença entre os dois principais formatos: com e sem costura. Tubos com costura são soldados através do processo chamado HFIW - High Frequency Induction Welding e possuem a solda à mostra. Eles são ideais para maquinários, setores automotivos e equipamentos agrícolas. O preço é mais baixo e a manutenção é mais simples.


Já os tubos sem costura, são produzidos a partir de um molde sólido e soldados pelo processo de laminação à quente. Como não têm solda, são mais resistentes e indicados para projetos de grande pressão, como dutos de óleo ou vapores. Apesar disso, a manutenção também é simples.


Os modelos tubos atendem diferentes demandas de mercado com bastante eficiência. Os tubos NBR 5580, por exemplo, são utilizados para a condução de fluidos, água, gás, ar comprimido, óleo e vapor. Em outras palavras, os tubos podem transportar diferentes tipos de partículas, independente do seu estado, desde que não tenham propriedades corrosivas.


Já os tubos schedule, também são elaborados em aço carbono, mas possuem características específicas, que atendem o transporte de substâncias sob alta pressão, temperatura ou com propriedades corrosivas. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.



Quais são os tipos de tubos de aço carbono?


NBR 5580: para fluídos não corrosivos


Tubos NBR 5580 são ideais para conduzir fluidos não corrosivos em redes de incêndio, de ar comprimido e hidráulica. Esse modelo de tubo é encontrado na cor preta, galvanizado ou pintado, com ponta lisa, rosca (BSP) ou com grooved, nas classes leve, média ou pesada.


Para garantir que a espessura, aderência e acabamento dos tubos estejam de acordo com a norma indicativa, os tubos recebem um jato abrasivo para preparação da superfície seguido de inspeções detalhadas. A galvanização a fogo, também conhecida como zincagem, garante a adesão do zinco, impede que a superfície entre em contato com o material que é conduzido e aumenta sua vida útil.


Por padrão de mercado, os tubos podem ser pintados em quatro cores diferentes: vermelho (produtos de combate a incêndios), verde (água potável), amarelo (redes de condução de gás) e azul (redes de ar comprimido). Essa definição de cores facilita a identificação e evita acidentes relacionados a erros de utilização em tubulações com diferentes necessidades.


Quando falamos em tubos com grooved, dizemos respeito àqueles que possuem ranhaduras nas extremidades e são utilizados em linhas de condução com conexões frias rígidas ou flexíveis. Com eles, todo o processo ganha agilidade e versatilidade da instalação à manutenção.


Para finalizar, vale mencionar as principais aplicações desse tipo de tubo em redes de incêndio, poços artesianos, sistemas de irrigação, shopping centers, aeroportos, galpões e edifícios, torres de transmissão e no funcionamento de máquinas.



Tubos schedule: resistência para todas as aplicações


Os tubos Schedule são indicados para projetos com alta pressão, temperatura ou propriedades corrosivas. Feitos de aço inoxidável ou aço carbono, eles são classificados conforme o seu diâmetro: quanto maior ele for, maior a pressão e temperatura que consegue suportar.


A maleabilidade também varia de acordo com cada modelo: um tubo schedule A é totalmente dobrável, enquanto o B é dobrável até certo ponto. Os diâmetros vão desde ¼ até 40 polegadas, sendo os modelos 40 e 80 os mais usados na indústria.


Esse tipo de tubo também está disponível nas opções com ou sem costura, em barras ou cortados sob encomenda. Para garantir a segurança da compra, é fundamental exigir as certificações de qualidade, já que elas confirmam a realização de testes mecânicos e ensaios hidrostáticos que garantem a segurança do material.


Graças a sua resistência, os tubos schedule são amplamente utilizados nas indústrias química, petrolífera e naval, além do setor de engenharia automotiva e em hospitais. Redes de hidrantes, caldeiras e condensadores também entram na lista.


73 visualizações0 comentário