• grupowdm

Tubo schedule: o que é e onde usar?



Você sabe qual é a finalidade de um tubo de condução schedule? Leia este artigo e saiba o que são e onde devem ser utilizados! Para tanto, confira as informações dos tópicos a seguir:


• O que é o tubo de condução schedule

• Vantagens dos tubos schedule

• Onde utilizar o tubo schedule


O que é o tubo de condução schedule


O tubo de condução schedule é uma peça de aço inoxidável ou aço carbono que pode ou não possuir costura, sendo classificado conforme o seu diâmetro, assim, quanto maior ele for, maior a pressão e temperatura que consegue suportar.


Outra forma de classificá-lo é em relação ao seu grau de maleabilidade. Desse modo, o modelo A é totalmente dobrável, enquanto o B é dobrável até certo ponto. É encontrado em diâmetros que variam de ¼ até 40 polegadas e os mais usados na indústria são os modelos 40 e 80.


Em geral, esses tubos, quando contam com costura, são mais vistos no comprimento padrão de 6.000MM, embora possam ser encontrados com comprimentos especiais até 12.000MM.


Já os modelos sem costura, usualmente, apresentam comprimentos que variam de acordo com o peso do lingote de que é feito o tubo. Nesse caso, o mais comum é ter de 5 a 12 metros, sendo que os tubos sem costura são os mais indicados para conduzir gás ou líquido sob alta pressão.


Os tubos schedule também atendem as normas ASTM-A53, ASTM 106 e API 5LB, que são recomendados para conduzir fluidos e gases. Assim, apresentam potencial para as mais diversas finalidades, tanto na indústria, quanto na construção mecânica ou em usinas de açúcar e álcool.


Outra característica dessa peça é que ela pode ser produzida na cor preta ou passar pelo processo de galvanização. No segundo caso, existe o método a frio e a fogo e ambos tornam a peça mais durável e estável.


Os tubos de condução que passam pelo processo a frio são adequados para integrar estruturas metálicas, a exemplo de corrimãos, traves esportivas, postes de iluminação, alambrados, etc.


Como esses materiais permanecem expostos às intempéries do tempo e já que não sofrem desgastes por não serem condutores, apenas a sua face externa é revestida pelo zinco. Mas se o tubo servir para a condução de elementos, é preciso que a sua face interna também receba o revestimento.


Dessa maneira, é feita a galvanização a fogo, como ocorre com o tubo schedule 40. A proteção interna na peça evita que o transporte de produtos agressivos cause a corrosão das suas paredes. Ao mesmo tempo, protege a sua face externa do intemperismo que poderia provocar desgastes em sua estrutura.



Vantagens dos tubos schedule


O tubo de condução schedule possui uma série de vantagens. Entre elas, versatilidade, resistência, durabilidade e flexibilidade, por isso serve para inúmeros projetos, seja obras civis seja para fins industriais. Afinal, consegue atender uma série de necessidades de diferentes aplicações com segurança.


Outro benefício dessa peça está no fato de manter qualquer material que passe por sua estrutura com as condições adequadas de temperatura.


Além disso, esse tubo pode ser encontrado em diferentes espessuras, o que permite a sua fácil adaptação, que é mais um dos seus benefícios. Portanto, quanto maior a sua espessura, maior a sua capacidade de suportar temperaturas extremas e altas pressões.

Ou seja, isso quer dizer que os tubos schedule conferem total segurança ao projeto que integrar, uma vez que conseguem transportar fluidos com exigências específicas de pressão, temperatura e até mesmo características corrosivas.



Onde utilizar o tubo schedule


Por conta de todas as suas vantagens, o tubo de condução schedule pode ser aplicado em uma ampla gama de projetos, inclusive com finalidade mecânica e usinagem em geral.


Também são os mais adequados para transportar materiais sólidos granulados ou em partículas, bem como materiais líquidos e pastosos e até mesmo gases e vapores. De todo o modo, é importante saber que a utilização desse tipo de tubo determina quais devem ser as suas características.


E já que ele se destaca pela resistência que oferecem ao conduzir fluidos sob pressão e temperaturas específicas, é amplamente usado na indústria química, petrolífera e naval. Também é muito requisitado na engenharia automotiva e em hospitais.


Outra utilização bastante comum do tubo schedule é nas redes de hidrantes, que são conjuntos de tubos e conexões que transportam a água para apagar incêndios. Essa peça é ideal porque consegue resistir ao calor e suportar a pressão da água até os locais necessários.


Nas caldeiras os tubos schedule também são recomendados, afinal, tratam-se de grandes recipientes que produzem vapor, devido ao aquecimento da água. Elas fazem funcionar máquinas térmicas que atuam em altíssimas temperaturas, como calefação ambiental, cozimento, esterilização, etc.


Mais um uso é nos condensadores, que servem para processos de destilação simples e nos quais passam tanto o vapor que está condensado quanto a água que resfria a sua temperatura. A resistência desses tubos permite ainda que sejam aplicados nos trocadores de calor.


Nesse caso, eles transferem calor de um fluido para o outro, a exemplo dos radiadores dos carros. Os super aquecedores também se beneficiam do tubo schedule, uma vez que precisam de peças que aguentem as suas extremas temperaturas.


Já na indústria química, a peça torna possível a realização de processos químicos e a formação de substâncias. Quanto aos hospitais, a aplicação do tubo condutor está no suprimento de oxigênio, bem como ar comprimido e vácuo para o tratamento dos pacientes.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo