• grupowdm

Tubo de aço de carbono: saiba como funciona a sua aplicação




Você sabia que o tubo de aço carbono é um dos mais tradicionais e populares do mercado?

Toda essa alta procura pelo material tem um motivo plausível: eles são seguros, versáteis, maleáveis e com um ótimo tempo de vida útil.


Diante dessas características, o tubo de aço carbono é ideal para transportar fluidos líquidos e gasosos em condições mais extremas, como a alta temperatura ou pressão, entre outras condições especiais.


Presente na rotina de inúmeras indústrias, construções e usinas, esse tipo de tubo possui diversas aplicações. Conheça mais sobre e entenda como aplicá-lo corretamente no seu projeto!



Conheça as aplicações do Tubo de aço de carbono para diferentes segmentos


Conhecer e saber mais sobre as possibilidades do uso do tubo de aço pode te ajudar a fazer a melhor escolha e, consequentemente, ter os melhores resultados no seu projeto. Abaixo, separamos as principais e mais procuradas aplicações do tubo de aço carbono. Confira:


Indústrias: a sua principal aplicação para as indústrias, dos mais diversos tipos, está na condução de fluidos.

Academias: diversos equipamentos de academia são produzidos de tubo de aço carbono, principalmente, os que servem como barra. Além disso, eles não oxidam facilmente e são fáceis de limpar.

Construção civil: colunas, vigas, treliças, estacas de fundação... são diversas as funcionalidades desse material no setor da construção civil e, por isso, é a área em que os tubos de aço são mais utilizados! O aço é o que ajuda a dar suporte e sustento às construções.

Automobilísticas: mais um setor que esse tipo de aço marca presença! Sempre utilizado na fabricação de freios, barras de impacto, caminhonetes, máquinas agrícolas, entre outros.

Equipamentos de exames: o material é parte da composição de produtos e ferramentas médicas essenciais para a realização de exames e centro cirúrgico.

Como você pode ver, o Tubo de aço de carbono, além de ter diversas formas de aplicação, está presente no nosso dia a dia! Muitas vezes pode até passar despercebido, mas a sua eficácia é o que faz toda a diferença.



Guia dos modelos e formatos


Da mesma forma que existem diversos tipos de tubo de aço de carbono, acontece o mesmo com a variedade de modelos e formatos. Um ponto importante aqui é ressaltar que esses dois aspectos estão relacionados!


E para comprovar a sua versatilidade, conheça os formatos e tipos de tubos de aço carbono:


Tubos retangulares: utilizados principalmente no desenvolvimento de projetos com estruturas metálicas, como colunas e vigas. Além de serem resistentes, o formato retangular possibilita transformar os tubos em suportes e apoios.

Tubos quadrados: o modelo que mais está presente nas indústrias e podem ser encontrados com ou sem costura. As normas mais utilizadas para esse tipo de material são: NBR 8261, ASTM A 500 e também a NBR 6591.

Tubos redondos: utilizados em equipamentos de academias, industriais, proteção de cabos e estruturas metálicas, esse tipo de tubo é soldado por um processo de resistência elétrica de alta frequência. As normas mais utilizadas para esse tipo de material são: EN 10305-3, ASTM A 106, NBR 5580, ASTM A 178, NBR 8261, NBR 5590, NBR 6591.


Saiba mais em: Tubos de aço carbono: benefícios e aplicações



Onde encontrar tubo de aço de carbono de qualidade?


Além de conhecer as aplicações e saber utilizá-las corretamente, adquirir o seu tubo de aço carbono em um local confiável é essencial para garantir a segurança e sucesso do seu projeto.


No momento da aquisição, certifique-se de que o local escolhido segue todas as normas estabelecidas. Isso fará toda a diferença!


Esse é o caso da Brasil Aços, especialista no setor há mais de 17 anos.


Além de ter a confiança de contar com uma empresa referência no mercado, você constará com o apoio dos nossos especialistas, que vão te guiar em todo o processo de compra, garantindo que você está levando o equipamento ideal para a sua necessidade.


Faça um orçamento conosco e tire as suas dúvidas!



17 visualizações0 comentário