• grupowdm

Qual a diferença entre aço carbono e aço galvanizado?




Você sabe qual é a diferença entre aço carbono e aço galvanizado? Ambos são muito importantes em diferentes segmentos da indústria, mas possuem características e aplicações distintas.


Para saber quais são elas e obter outras informações a respeito do tema continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir onde utilizar cada um deles.


• O que é o aço carbono

• O que é o aço galvanizado

• Diferença entre aço carbono e aço galvanizado



O que é o aço carbono


O aço carbono é um material amplamente usado em diferentes segmentos da indústria, como a construção civil, máquinas e ferramentas, implementos agrícolas, automóveis e até aeroespacial.


Com ele, é possível fabricar uma gama bastante diversificada de produtos, como tubos, revestimentos, veículos e até mesmo alguns eletrodomésticos e utensílios domésticos, além de muitos outros.


Além de ser aplicado em diferentes projetos na indústria, também se destaca por ser um material altamente durável. Isso porque a produção do aço carbono consiste na combinação de uma liga de ferro e carbono, materiais sólidos que oferecem grande nível de resistência mecânica.


Como a resistência é um atributo muito procurado para a produção de diferentes produtos, o aço carbono é o mais fabricado e também o adquirido com maior frequência. Inclusive, quando o objetivo é o de utilizá-lo na estrutura de um projeto.


Também é aplicado em fundições, usado como matéria-prima para molas e na construção de peças mecânicas. Além desse, existem outros tipos de aços. Quer saber a diferença entre aço carbono e aço galvanizado? Então, continue com a leitura e confira mais adiante essa informação.



O que é o aço galvanizado


O aço galvanizado é outro material bastante usado em diversos segmentos da indústria. Além de se caracterizar pela sua eficiência e alta qualidade, destaca-se pela versatilidade e bom custo-benefício. Como indica o seu nome, também passa pelo processo de galvanização.


Esse procedimento consiste no revestimento do aço com uma camada de zinco bem fina, o que faz com que o material se torne ainda mais resistente, inclusive, ao processo de corrosão. O aço pode ser galvanizado a quente ou a frio.


No primeiro caso, é indicado principalmente para conduzir fluidos e gases, como ar-condicionado, água e óleos. Além disso, na galvanização a quente, o material é imerso em uma solução de zinco. Enquanto isso, o aço galvanizado a frio é adequado para estruturas metálicas, a exemplo de andaimes e alambrados.


Para realizar a galvanização a frio, é realizado o choque eletrostático. Assim, o zinco se fixa apenas na parte externa do material. Como é de se prever, existe diferença entre aço carbono e aço galvanizado, veja a seguir.



Diferença entre aço carbono aço galvanizado


Embora cada um possua a sua importância na indústria e em inúmeras aplicações, o aço carbono e o aço galvanizados são distintos.


Desse modo, a principal diferença entre aço carbono e aço galvanizado é que enquanto o primeiro é uma liga metálica, feita de carbono e ferro, suscetível à corrosão, o segundo passa pelo processo de galvanização, que garante total resistência à corrosão.


Em outras palavras, o que mais diferencia um material do outro é o fato do aço galvanizado oferecer maior resistência à ferrugem. Isso porque galvanizar é o mesmo que criar uma barreira isolante anticorrosiva.


Essa característica ajuda a prolongar a durabilidade do material, caso esteja em um ambiente úmido ou desempenhando uma função em que a corrosão seja um problema.

Por isso, a sua aplicação é mais recomendada para situações em que haja produtos que podem ter reações químicas ou eletroquímicas devido aos possíveis fatores climáticos. Assim, é amplamente usado nas usinas de açúcar e álcool, nas indústrias químicas e petroquímicas.


Além disso, a camada de zinco do aço galvanizado contribui com a economia de recursos naturais, uma vez que nele é usado menos minério de ferro, bem como energia para a sua produção.


Mesmo com o seu poder de combate à corrosão, o aço galvanizado não é indicado para regiões litorâneas, pois não chega a ser resistente à maresia.


Apesar de tantas vantagens, o aço galvanizado nem sempre é a melhor solução. O aço carbono, por exemplo, possui maior soldabilidade, o que quer dizer que é o mais adequado para projetos onde é preciso soldar os tubos em outros elementos.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo