Buscar
  • grupowdm

Os principais tipos de aço e suas aplicações

O aço é um dos materiais mais utilizados na construção civil e um desses motivos é a sua versatilidade. Pois, o material pode ser utilizado de diferentes formas e ainda possui um valor mais atraente do que outras opções.

Entre os produtos que são produzidos com aço estão os eletrodomésticos, materiais de construção, veículos, entre outros. Então, agora que sabemos como o aço é um material vantajoso, vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Abaixo, você pode entender quais são os tipos de aço e onde aplicá-los.


Tipos de aço pela composição

Antes de entender como o aço se difere nesses casos, portanto, é preciso aprender sobre a composição do material. Todo aço possui carbono. Porém, somente esse elemento pode não ser o suficiente para atingir alguma propriedade mecânica necessária. Dessa forma, são adicionados outros elementos, chamados elementos de liga: cromo, cobre, níquel, entre outras opções. Por causa disso, o aço é caracterizado de formas distintas por meio de sua composição. Conheça algumas delas agora.


Aço Carbono

O primeiro tipo é formado pela liga de aço com carbono. O teor de carbono nesses casos é inferior a 2,11%. Esse número pode variar, porém, sem quantidades significativas de outros na composição, já que podem ser encontrados elementos residuais, como o manganês.


Aço Liga

O caso do aço liga já é diferente. Pois ele possui, além de aço e carbono, outros elementos capazes de alterar as propriedades químicas ou mecânicas do material. Então, os elementos adicionados dependem do tipo de propriedade que o aço precisa atingir. Alguns exemplos são: níquel, vanádio, silício, cromo, entre outros. Esses elementos costumam ser utilizados para aumentar a resistência do aço e permitir que ele tenha características para ser aplicado em diferentes situações.


Aço Prata

O aço prata é composto por cromo, carbono e manganês. A saber, seu nome é derivado do aspecto brilhante que adquire após ser polido. Entre suas características estão a dureza e a resistência contra deterioração.


Tipos de aço pela sua aplicação

Os aços também podem ser divididos de acordo com a forma que serão aplicados. Veja algumas opções abaixo.


Aços para estruturas

Os aços estruturais são aços que contém carbono e outros elementos de liga. São muito utilizados na construção civil, já que possuem grande resistência mecânica e suportam carregamentos pesados.

Você vai encontrar com mais frequência esse tipo de aço em estruturas de concreto armado.


Aço para molas

O aço de carbono é usado nesses casos para fabricar molas. O material oferece alto limite de elasticidade, suportando assim, grandes forças e tensões sem se desgastar.


Aço para fundição

O principal dessa aplicação é oferecer alta resistência, sendo aço carbono ou aço liga. Dessa forma, seu objetivo é produzir peças em aço fundido. Aqui, o elemento líquido é vazado nos moldes e ganha a forma da cavidade em que se encontra.


Aço para construção mecânica

Quando você ver rolamentos, eixos, engrenagens, saiba que eles foram criados por aço carbono ou aço com baixo teor de liga. Esse tipo é utilizado especialmente para a construção mecânica.

Então, esses são os tipos de aço e duas formas de diferencia-los. Mesmo assim, se tiver alguma dúvida sobre qual utilizar na sua obra, pode entrar em contato com a equipe da Giassi Ferro e aço que podemos te ajudar a encontrar a melhor opção.

27 visualizações
MENU RÁPIDO           ORÇAMENTO RÁPIDO                                           ENDEREÇOS E CONTATOS
A Empresa
Produtos & Serviços
News
Contato

Matriz - Bom Jesus dos Perdões/SP

Rua Vila Nova, nº 186 | Bairro Laranja Azeda | 12955-000     CEP:12955-000

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco