• grupowdm

O que é aço galvanizado? Tudo o que você precisa saber!



Quando o assunto é aço galvanizado, podemos dizer que a palavra "custo-benefício" é ideal para descrever esse tipo de material.


Amplamente utilizado na produção de tubos, chapas e outras demais peças, o aço galvanizado é resistente e possui diversos benefícios e aplicações.


Se você está vendo esse artigo e ainda tem dúvidas se realmente esse tipo de aço é ideal para o seu projeto e pretende entender mais do uso do material, continue a leitura até o final.


Vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e não errar no momento de escolher o material para o seu projeto.


Então, vamos nessa?



O que é aço galvanizado


A princípio, é preciso e importante que você entenda o que de fato é aço galvanizado e como funciona a produção desse material.


Como o próprio nome já sugere, esse aço passa por um processo de “Galvanização“ durante a sua produção.


Ou seja, isso significa que ele passa por um processo que o reveste com uma camada de zinco e, inclusive, é exatamente essa galvanização que garante a sua resistência à corrosão e também um maior tempo de vida útil.


Além disso, esse mesmo revestimento, composto de zinco, faz com que o material fique altamente protegido contra ferrugem e com aspecto visual atraente de brilho.


Saiba mais em: Qual a diferença entre aço carbono e aço galvanizado?


Os benefícios de utilizar o aço galvanizado


Fazer uso do aço galvanizado como parte da estrutura do seu projeto possui vantagens exclusivas e que praticamente não podem ser encontradas em nenhum outro tipo de aço.

Veja só alguns dos seus principais benefícios:

  • Pode ser aplicado em grandes sistemas operacionais: possuem até mesmo certificado de qualidade e segurança para uso em indústrias e projetos de grande porte.

  • Possui barreira isolante e anti corrosiva: impedindo que tenha surgimento de ferrugem no material, que muitas vezes acabam causando até mesmo deformidades.

  • É indicado para uso em tubos: ideal e indicado para a condução de determinados fluidos como gases, ar e água.

  • É versátil e fácil de limpar: e também possui diversos modelos e formatos, além do seu nível de esforço com limpeza ser considerado baixo.

  • Possui uma alta durabilidade; pode atingir até 25 anos de uso (a depender do cuidado e manutenção durante o período)

  • Não agride o meio ambiente: diferente de outros materiais, a sua reciclagem é simples e pode ser feita com outras sucatas de aço.

Além disso, como falamos desde o início, o material possui um dos melhores custo-benefício do mercado, uma vez que une qualidade e preço relativamente baixo se comparado aos outros materiais disponíveis.



Sobre as aplicações do aço galvanizado


Desde o século XXI as empresas já utilizam o aço galvanizado em suas instalações e, atualmente, esse tipo de material é bem conhecido e utilizado na área da construção civil e indústrias.


Veja abaixo alguns exemplos de aplicações:

  • Indústrias químicas e petroquímicas: esse tipo de aço garante mais segurança na condução de fluidos do setor, uma vez que possui estrutura anticorrosiva.

  • Indústria de álcool e açúcar: os tubos de aço galvanizado possuem estrutura resistente à corrosão e, por isso, são ótimos para transferência de líquidos e grânulos.

No entanto, o seu uso não se limita somente ao setor empresarial, ele também pode ser utilizado e encontrado em residências, por exemplo, no ar-condicionado.


Leia mais sobre o assunto: Aços Galvanizados para Construção Civil



Adquira o seu material com um parceiro de confiança


Para que o uso desse tipo de aço seja efetivo de acordo com cada projeto e, principalmente, seguro no local de instalação, é necessário que a empresa produtora do material siga todas as normas de padronização e qualidade.


Esse é o caso da Brasil Aços, especialista certificada na produção de aços galvanizados e presente no setor há mais de 17 anos.


Além de ter a confiança de contar com uma empresa referência no mercado, você contará com o apoio dos nossos especialistas, que vão te guiar em todo o processo de compra, garantindo que você está levando o material ideal para a sua necessidade.



Faça um orçamento conosco e tire as suas dúvidas!

9 visualizações0 comentário