• grupowdm

Galvanização: para o que serve e como é feita?



Você sabe para o que serve a galvanização? Ela é o processo que evita a corrosão e aumenta a resistência do material em que for aplicada (aço ou ferro). Ela é feita através da aplicação de uma camada de Zinco sobre as superfícies, que pode ser realizada de diferentes maneiras. Vamos conhecer as principais?


Na galvanização a frio, a superfície é pintada com tintas que possuem um nível alto de zinco e são aplicadas através de um spray. A camada de proteção formada por esse processo fica entre 8 e 15 microns. Uma das suas principais vantagens é o baixo custo do procedimento.


A galvanização por imersão a fogo é o tipo mais conhecido. Nesse caso, as peças são mergulhadas em um banho de zinco fundido. O grande diferencial desse processo é a durabilidade da proteção, graças à espessura da camada formada que fica entre 40 e 50 microns.


Dessa forma, fica fácil entender que esse é um processo realmente vantajoso quando falamos em qualidade final, já que você reduz drasticamente a necessidade de troca das peças. Em termos de período de durabilidade, a galvanização a fogo bate recordes de 30 anos de proteção.


E para estender ainda mais nossa lista de pontos vantajosos, esse também é um procedimento que preserva o meio-ambiente e fornece proteção uniforme, sem que a peça apresente defeitos, como acontece no revestimento a frio.


Como mencionamos no início do texto, os dois casos possuem o mesmo objetivo: proteger a superfície da peça contra a corrosão. Porém, ficou fácil compreender que a galvanização a fogo protege suas peças por mais tempo contra a corrosão natural e vale o investimento.


4 visualizações0 comentário