• grupowdm

Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável

Atualizado: 25 de Nov de 2021



Quais são suas dúvidas sobre os diferentes tipos de aços disponíveis no mercado? Nesse artigo, vamos falar sobre as características do aço galvanizado e do aço inoxidável, dois materiais bastante utilizados em diferentes tipos de aplicações, desde uso doméstico até atividades industriais.


Basicamente, os dois aços são utilizados para a construção, contudo, são indicados para ambientes diferentes. Enquanto o aço galvanizado recebe um tratamento de galvanização e é muito indicado para a área estrutural da construção civil, como falamos neste artigo, o aço inoxidável tem, em sua composição, uma mistura de aço líquido com uma solução de cromo 10% e é majoritariamente utilizado em grandes edifícios.


A diferença entre as aplicações se dá graças à resistência de cada tipo de material. O aço inoxidável oferece alta robustez e resistência à ferrugem. Outros tipos de aplicação desse aço são: tubos e canos de construção, ferramentas, lâminas e equipamentos. Além delas, esse também é o tipo de aço presente em talheres, já que pode ser colocado em ambientes úmidos e salgados.


A diferença entre o aço galvanizado e o aço inoxidável ganham mais destaque a partir daqui. Continuando com as características de cada um deles, o aço inoxidável, graças ao processo de galvanização que mencionamos acima, tem uma pequena camada de zinco para impedir a corrosão. O processo de galvanização acontece, inclusive, nessa etapa, através de um banho de imersão quente e da eletrogalvanização. Depois desse processo, ele é pressionado e moldado através da decapagem (um processo de retirada das impurezas do material) e da passivação, que forma uma camada não corrosiva.


Quando falamos em aço galvanizado, também ganham destaque a fabricação e estruturação de veículos pesados, automóveis comerciais, máquinas de lavar roupa e louça, e outros eletrodomésticos sujeitos ao contato com a água.


Aço inox e aço galvanizado: quando não utilizar?

Apesar da alta resistência à corrosão, esses dois aços oferecem alguns limites de uso. No caso do aço galvanizado, a exposição à água salgada compromete sua camada protetora e o uso de pregos em cercas pode fazer aparecer manchas pretas na madeira.


Já no caso do aço inoxidável, é a exposição ao cloro que prejudica a camada de óxido, da mesma maneira que o contato entre duas peças fabricadas nesse mesmo material.


Para saber mais sobre as diferenças entre o aço galvanizado e o aço inoxidável, ou qualquer um dos nossos produtos, entre em contato com a nossa equipe.


3 visualizações0 comentário