• grupowdm

Descubra como definir o tipo de aço ideal para o seu projeto



Você ainda tem dúvidas de qual modelo de aço é ideal para o seu projeto e não sabe por onde começar a pesquisar o melhor modelo?


Saiba que esse assunto merece a sua atenção! Por mais que aparentemente todos os aços pareçam semelhantes, existem diferenças, principalmente, em suas aplicações. Esse fator pode influenciar no sucesso ou fracasso do seu projeto.


Afinal, basta olhar com mais atenção, para perceber que detalhadamente eles possuem diferenças. Se você quer que o seu projeto seja bem-sucedido, acompanhe esse artigo até o final e descubra qual o tipo de aço ideal para cada estrutura.



Entenda da aplicação para definir o tipo de aço ideal


O primeiro passo para encontrar o tipo de aço ideal para o seu projeto é definir quais são os aspectos dele. Para isso, verifique sempre as seguintes questões:

  • Qual o tipo de ambiente que ele estará localizado;

  • Qual a estrutura do local;

  • Se vai precisar de tratamento térmico;

  • Se há resistência à corrosão;

  • Se precisará de solda;

Analisando esses itens, você terá uma base para nortear a sua escolha. Sem ter essas respostas bem definidas, as chances de errar no momento de selecionar o tipo de aço são grandes.


Caso encontre dificuldades para responder essas perguntas, leia o material abaixo.

Aço para construção mecânica: tipos e usos e Aços para estruturas metálicas: saiba mais!



Os dois tipos de aço mais utilizados


Agora que você já sabe quais são os pontos iniciais que irão determinar a sua escolha, vamos entender mais dos tipos de aços e as suas respectivas aplicações.


A princípio, existem dois tipos de aços que muito provavelmente você já ouviu falar. Conheça:

  1. Aço carbono: feito da mistura entre ferro e carbono, ele nunca ultrapassa de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição. Isso faz com que ele tenha uma alta resistência e permite que seja usado em grande escala na atividade industrial.

  2. Aço liga: também é produzido de ferro e carbono, mas possui outros elementos como: silício, níquel, manganês, entre outros. É justamente a mistura que o torna resistente e, principalmente, apto a ser aplicado em diferentes situações.

Leia mais em: Os principais tipos de aço e suas aplicações



O tipo de aço ideal: conhecendo as aplicações


Além dos tipos de aços mais procurados, conforme apresentado acima, existem também as aplicações mais comuns. Veja só alguns exemplos:

  • Aços para molas: com um alto nível de resistência e flexibilização, suportam forças e tensões sem que ocorra deformidades no material. Geralmente, para esse tipo de aplicação, se usa o aço carbono e eles possuem um elevado limite elástico.

  • Aços para construção mecânica: o tipo de aço ideal para a fabricação de engrenagens, eixos, forjadas, rolamentos etc. Assim como o aço para molas, eles também são de aço carbono, mas também podem ser de liga, desde que possuam um baixo teor do elemento. Além disso, podem abranger uma ampla gama de produtos!

  • Aços estruturais: famosos na indústria da construção, são conhecidos por suportarem grandes carregamentos e contarem com uma alta resistência. Uma curiosidade é que, aqui no Brasil, a maior utilização desse tipo de aço está nas estruturas de concreto armado. Eles também são formados de aços carbono ou com baixa quantidade de substâncias de liga.

  • Aços para fundição: exclusivo para produção de peças em aço fundido. Desde que possuam uma boa resistência, eles podem ser de aço liga ou carbono.


Conte com um fornecedor especializado no assunto


Outro fator determinante que vai te ajudar a encontrar o tipo de aço ideal para o seu projeto é encontrar um fornecedor especializado no assunto.


Além da garantia de qualidade do material, ter um parceiro de confiança é poder ter alguém para sanar todas as suas dúvidas e, principalmente, te guiar rumo à melhor escolha.


Isso significa que você terá a garantia de que está levando o produto certo para casa e que a sua aplicação não causará problemas futuros.


A Brasil Aços é uma empresa com mais de 17 anos de experiência no mercado e é especialista na produção de aços. Temos profissionais altamente capacitados e preparados para te ajudar com o seu projeto.


Venha falar com a nossa equipe e solicite o seu orçamento.


4 visualizações0 comentário