• grupowdm

Metal de aço ou ferro: qual escolher?

Atualizado: 27 de dez. de 2021




A escolha do material que vai acompanhar seu projeto é muito importante. Nessa hora, muitos clientes têm dúvidas sobre qual tipo de produto escolher, por exemplo, entre o metal de aço ou ferro. Alguns ainda acreditam que ambos são a mesma coisa e é por isso que escrevemos esse artigo. Nele você encontrará as principais diferenças entre os dois tipos de material e como fazer a escolha certa.


Para começar, é importante pontuar que metal de aço e ferro não são a mesma coisa. Existe uma diferença básica na composição de cada um deles que já os difere bem. Apesar dos dois serem produzidos na indústria siderúrgica, no quesito pureza, enquanto o ferro é considerado um metal puro, o aço é resultado de uma mistura entre o ferro e o carbono.


Importante: o ferro disponibilizado no mercado não é 100% puro e conta com até 0,8% de carbono em sua composição. Caso contrário, seu preço seria ainda mais elevado.


A partir daí, também vale mencionar a diferença entre o custo de ambos. Por ser um minério disponível na natureza, porém, muito escasso, o ferro é uma matéria prima com custo mais elevado. O aço, por outro lado, apesar de depender do ferro no seu processo de fabricação, tem um custo-benefício mais atrativo e outras vantagens de uso, por exemplo: mais resistência, maleabilidade, flexibilidade de uso e durabilidade. Essas características também se devem ao processo de galvanização ao qual o material é submetido; nele, o aço recebe uma cobertura extra de zinco, que impede a ação corrosiva.


Em termos de sustentabilidade, o aço também ganha destaque. Ele é menos agressivo ao meio ambiente e seu processo de reciclagem é mais fácil. A limpeza, a manutenção e o manuseio também são mais práticos e requerem menos tempo e uso de produtos.


Diante de todas as vantagens apresentadas, fica fácil perceber que, se você está em dúvida entre o metal de aço ou ferro, o primeiro é uma ótima escolha para projetos que demandam materiais mais duráveis e resistentes. Suas principais indicações de uso são: aplicações na indústria, construção civil, arquitetura e decoração. Por outro lado, graças às características do ferro fundido, ele é uma excelente opção para tampas de esgotos, chapas, panelas e blocos de máquinas.


Agora que você já conhece as principais características e indicações de cada um dos materiais, pode escolher com mais segurança e tranquilidade aquele que se encaixa melhor no seu projeto.


13 visualizações0 comentário