• grupowdm

Aços Galvanizados para Construção Civil




Há diferentes utilidades para aços galvanizados para construção civil. Leia o artigo e confira nos tópicos a seguir quais são as principais, assim como suas vantagens e desvantagens.


• Utilidades dos aços galvanizados para construção civil

• Vantagens dos aços galvanizados

• Desvantagens dos aços galvanizados



Utilidades dos aços galvanizados para construção civil


Na construção civil, o aço galvanizado é amplamente usado, desde o final do século XIX, quando foi possível começar a erguer prédios mais altos e modernos, uma vez que com esse material houve uma importante inovação do setor. Desde então, o aço se apresenta em diversos tipos e propriedades específicas.


Os aços galvanizados para construção civil também estão disponíveis em formatos variados. Entre eles, tubos, telhas metálicas, chapas, barras, cabos e perfis, que podem ser usados em inúmeros projetos. Eles podem ainda ser combinados com outros materiais, a exemplo do concreto.


Com essa combinação, consegue-se diminuir o custo total de uma obra, ajudar o meio ambiente com a redução do uso de matéria-prima, otimizar o aproveitamento de espaços e aumentar as possibilidades de criação em projetos.


Devido à ampla versatilidade dos aços galvanizados para construção civil, hoje em dia, já é possível conferir construções famosas em todo o mundo. O material possibilitou muitos avanços, como vãos maiores e vigas e pilares mais exuberantes.


Entre os destaques, está a ponte Akashi-Kaikyo, no Japão, considera a maior ponte suspensa que existe. O material aparece ainda nos painéis que protegem a cobertura do famoso Sydney Opera House, a icônica construção na Austrália.


O mesmo acontece com o vergalhão do Templo de Lótus, na Índia, e com os túneis de saneamento de Singapura. Outros exemplos são a Galeria Crocker, em São Francisco, nos Estados Unidos, o Banco do Havaí, em Waikiki, e o Teatro Nacional, em Londres.


Peças de aço integram também os dutos da água de resfriamento da Central Elétrica de Spijk, na Holanda, e a Ponte Saint Nazaire, na França.


Na América Latina, os aços galvanizados para construção civil encontram-se em lugares célebres, como é o caso do Canal de Irrigação de Tinguiririca, no Chile. Já no Brasil, é possível citar a sede da Fundação Iberê Camargo, na capital gaúcha.



Vantagens dos aços galvanizados


Os aços galvanizados para construção civil oferecem inúmeras vantagens, confira a seguir quais são as principais:


• Redução dos custos da obra


Uma das suas principais vantagens é o fato de ser um material altamente resistente, em decorrência das suas propriedades mecânicas, permitindo que a obra tenha um custo reduzido com materiais.


Além disso, a economia é o reflexo da necessidade de um menor contingente para mão de obra na hora de realizar a montagem das estruturas de aço, bem como ao fato do aço ser um material reciclável, que favorece as finanças da empresa e o meio ambiente.


E mais, já que as estruturas de aço chegam prontas ao local onde serão montadas, a construção ocorre em um menor espaço de tempo, possibilitando ainda mais economia de recursos financeiros para a empresa responsável.



• Espaços melhores aproveitados


Os aços galvanizados para construção civil oferecem 30% mais leveza do que o concreto, o que permite a redução da carga das fundações, afinal, o peso da estrutura é menor.


Desse modo, vigas e pilares podem ser menores em relação ao que seria feito com o uso de concreto armado. O resultado são espaços melhores aproveitados, uma vez que o projeto ganha uma área útil maior.



• Sustentabilidade para a construção


Obras nas quais o aço é utilizado ganham em sustentabilidade, porque se trata de um material totalmente reciclável.


Ou seja, a partir do aço descartado consegue-se fabricar novos produtos sem que haja perda das suas propriedades, sendo desnecessário fazer uso de novos recursos naturais por meio da mineração.


Além disso, os resíduos gerados no processo de fabricação do aço, como escória líquida e grãos, ganham utilidade na indústria, os quais são incorporados a outros materiais, como o cimento. Da mesma forma, podem ser usados na indústria cerâmica e na agricultura.



• Maior durabilidade da obra


O aço galvanizado é ainda mais resistente, uma vez que recebe uma proteção contra corrosão, o que é essencial para garantir a beleza das importantes construções das quais faz parte.


Isso acontece porque o processo de galvanização funciona como um tipo de blindagem para evitar a sua degradação em decorrência das intempéries. Essa blindagem também contribui em muito para prolongar a vida útil das obras em que está presente.



• Mais criatividade na realização de projetos


Já que o aço é um material resistente, leve e que consegue se adaptar a uma série de projetos, o material possibilita aos engenheiros e arquitetos conceberem projetos cada vez mais inovadores, modernos e diferenciados.



Desvantagens dos aços galvanizados


Mesmo com tantos benefícios, os aços galvanizados para construção civil também apresentam algumas desvantagens. Entre elas, o seu custo em um projeto ser maior do que em relação a outros materiais.


No entanto, isso costuma acontecer quando o projetista não considera todos os itens da construção ao fazer o orçamento. Em termos de projeto, é preciso ainda levar em conta a contração e a dilatação constantes que acometem o aço.


Dessa maneira, a sua movimentação deve ser respeitada no projeto, a fim de evitar possíveis trincas nos pisos e paredes. Assim, podem haver limitações na obra, que precisam seguir à risca as especificações.


O projeto precisa ainda ser muito preciso, o que pode fazer com que a sua realização se torne um pouco mais longa, pois nele devem constar todos os detalhes. Além disso, para obras pequenas o seu uso não vale a pena, gerando um custo maior do que a utilização de outros materiais.


Mais uma desvantagem dos aços galvanizados para construção civil é quando a obra ocorre em locais distantes dos centros urbanos, já que o seu transporte oferece maior dificuldade.


Outra característica que pode ser considerada uma desvantagem é o fato de ser necessário o uso de amarração. Afinal, as estruturas de aço exigem perfis complementares para que consigam se juntar às superfícies de fechamento.

21 visualizações0 comentário