• grupowdm

Aço carbono: quais são as suas vantagens, como usar e onde encontrá-lo



Com uma alta presença na construção civil e indústria, o aço carbono, como o próprio nome sugere, possui uma concentração de carbono ainda maior do que os dos outros tipos.


Para se ter uma ideia, geralmente, os aços comuns possuem somente entre 0,05% a 0,3% de teor de carbono.


Por outro lado, o aço carbono tem um teor de matéria-prima de até 2,5%. Um índice que faz toda a diferença quando falamos de resistência e qualidade para a estrutura de um projeto!


Se você pretende usar esse tipo de material futuramente e quer entender mais detalhes da sua aplicação, esse artigo é para você!



Conheça as vantagens e aplicações do aço carbono


Esse destaque do carbono e a sua mistura com o ferro gera diversas vantagens referente a utilização. Conheça agora algumas delas:


  • Fácil manuseio e transporte: o aço carbono é um tipo de material de manuseio e transporte simples, além de ter instalação rápida e prática. Isso garante muito mais agilidade em todo o processo!

  • Alta resistência à pressão: produzir e encontrar tubos para as mais diversas aplicações industriais acaba sendo um grande desafio, mas com o aço carbono é possível fazer isso, pois ele é muito resistente à pressão.

  • Soldabilidade ampliada: com o aço carbono é totalmente possível realizar a solda de um material de forma mais fácil: o que chamamos de soldabilidade. Esse processo de unir permanentemente dois materiais, precisa resistir à pressão ou altas e baixas temperaturas, e é uma garantia e diferenciação do aço carbono.


E olha só, esses são apenas alguns dos benefícios desse material.


Outro grande destaque, está em sua ampla possibilidade de aplicação, como:


  • Equipamentos hospitalares;

  • Uso industrial e comercial;

  • Estruturas metálicas, estandes, usinagens e serralheria;

  • Placas para produção de tubos de aço;

  • Hidrantes;

  • Construção civil;

  • Corrimões de escadas;

  • Rodas e equipamentos ferroviários;

  • Brinquedos;

  • Equipamentos de ginástica;

  • Engrenagens para peças de máquinas que necessitam de alta resistência mecânica;

  • Matéria-prima para obras arquitetônicas e de arte contemporânea.


Leia mais em: Tubos de aço carbono: benefícios e aplicações



Aço carbono: como usar


Agora que você já conhece as vantagens do aço carbono e as suas principais aplicações, chegou o momento de saber como usar.


Para isso, primeiramente, é preciso entender a estrutura e necessidades do seu projeto.


De acordo com cada especificação de utilização, é recomendado um tipo de aço carbono diferente.


Existem 3 tipos de aço carbono, cada um possui características e aplicações próprias. Veja só:


Baixo carbono: a sua composição possui até 0,30% de carbono. Por isso, ele é considerado mais resistente do que outros tipos de aço carbono. Por outro lado, tem dureza baixa e alta taxa de tenacidade.


Médio carbono: diferente do baixo carbono, o médio carbono possui mais resistência para o tratamento térmico. A sua composição possui cerca de 0,30% a 0,60% de carbono e uma dureza e tenacidade menor em relação ao baixo carbono. Porém, ainda é um dos mais utilizados é conhecido por possuir boa temperatura em água.


Alto carbono: o que conta com a resistência ao desgaste e à dureza e possuem acima de 0,60% de carbono em sua composição. São muito usados, temperados e revenidos.



Onde comprar aço carbono?


Para que você aplique o aço carbono corretamente no seu projeto, é imprescindível contar com um parceiro especializado no assunto.


É muito comum vermos lojas que estão somente preocupadas em vender, sem nenhum tipo de explicação e entendimento prévio sobre as necessidades reais dos seus clientes.


Aqui, no Brasil Aços, vamos totalmente na contramão desse tipo de comportamento!


Se você busca um local seguro, com um ótimo custo benefício para comprar o seu aço carbono, você acabou de encontrar o seu parceiro nessa missão.


Estamos aqui para te guiar rumo às melhores escolhas e, principalmente, te oferecer um atendimento personalizado.


Venha falar com a nossa equipe agora mesmo para saber mais.




3 visualizações0 comentário